sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Política e Arte

Esse ano a bienal de arte abordou um tema um tanto polêmico, que é a influência da arte na política e da política na arte.
E o tema " Há sempre um copo de mar para um homem navegar" trata também dessa ligação, dos artistas criarem suas obras, num momento que pode parecer particular, numa situação de revolta ou de expressão que a princípio pode parecer pessoal, mas que acontece com muitas pessoas, artistas ou não, em lugares diferentes do mundo que é influenciado pela sociedade cultural e pelo multiculturalismo. Onde o olhar do artista é fundamental para expressar aquilo que não pode ser explicado ou pensado logicamente, tem que ser sentido e vivenciado.




A arte é um dos meios de mostrar os paradigmas sociais, sob o olhar do artista. Os trabalhos da bienal estavam fazendo criticas sociais, mostrando conflitos de outros lugares,  e muitos pensamentos de mudança, reflexões sobre a sociedade e a cultura.





No dia em que visitamos a bienal estava sendo comemorado, o dia da Consciência Negra, e a cultura afro estava presente em vários trabalhos, assim como outras culturas também.
Achei interessante porque artistas de várias partes do mundo estavam expondo ali, e parece ser uma tendência (não sei se é correto chamar assim), mas no mundo todo as pessoas estão pensando e agindo pra ajudar a melhorar a sociedade, e pode-se perceber os pensamentos de mudança. Cada um pode escolher o seu meio de habitar esse mundo, mas para viver em um lugar bom, precisamos primeiro vencer os problemas, e contribuir pra que todos possam compartilhar do progresso social, e acredito mesmo que estamos caminhando pra essa consciência de que todos fazemos parte do mesmo "Todo".

me empolguei, eu sempre me empolgo nesses assuntos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário