segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Amores

Os gregos como todos sabem foram e são, filósofos maravilhosos. Eles classificaram os tipos de amor que a pessoa pode sentir, e isso explica muita coisa! 
Eros:é a paixão romântica dos poetas. Envolve forte atração física e desejo sexual. O apaixonado não consegue controlar esse sentimento, intenso e irracional - gasta no mínimo 4 horas por dia pensando no ser amado, segundo uma pesquisa feita neste ano na Itália.
Apesar de ser bom ou ser mau, a face de Eros nunca é a mesma em cada pessoa. E ninguém pode escapar a Eros. Todos têm necessidade da sua presença - apesar de muitas vezes Eros fazer com que nos sintamos distantes do mundo, fechados na nossa solidão.
Philos: é o Amor sob a forma de amizade. Quando a chama de Eros não consegue já brilhar, é Philos que mantém os casais juntos. A atração física não é o principal. Nada de noites incandescentes. O que conta é a confiança mútua e os valores compartilhados. 
Os românticos desprezam esse tipo de ligação. Mesmo assim, nas pesquisas os amantes do tipo Philos revelam satisfação com a vida afetiva.
Todos nós corremos em busca de Eros, e quando Eros se quer transformar em Philos, achamos que o Amor é inútil. Sem perceber que Philos é que nos conduzirá até a forma do amor maior, Ágape.
Ágape:em grego significa altruísmo, generosidade. A dedicação ao outro vem sempre antes do próprio interesse.
Quem pratica esse estilo de amor entrega-se totalmente à relação e não se importa em abrir mão de certas vontades para a satisfação do ser amado. Investe constantemente no relacionamento, mesmo sem ser correspondido.
Sente-se bem quando o outro demonstra alegria. No Limite, é capaz até mesmo de renunciar ao parceiro se acreditar que ele pode ser mais feliz com outra pessoa. 
Ágape é o amor total, o Amor-que-Devora quem o experimenta. 
Quem conhece e experimenta Ágape, vê que nada mais neste mundo tem importância, apenas amar. Este foi o amor que Jesus sentiu pela humanidade, e foi tão grande que sacudiu as estrelas e mudou o curso da história do homem. A sua vida solitária conseguiu fazer o que reis, exércitos e impérios não conseguiram.
Mania: quem já experimentou uma ligação amorosa do tipo montanha - russa, um dia nas nuvens e outro no fundo do poço, conhece o estilo Mania.
É a paixão obsessiva e ciumenta. O indivíduo sempre acha que não é amado tanto quanto ama. Requer provas de amor inesgotáveis e é capaz de loucuras para chamar a atenção do ser amado.
Tem tanto medo do abandono que o parceiro acaba indo embora de verdade. "Mania é o lado escuro de Eros”, define a Psicóloga Americana Irene Frieze, da Universidade de Pittsburgh. 
Ludos: em Ludos, o amor é uma brincadeira que muitas vezes se limita a uma única noite. O desafio da conquista é mais atraente do que a pessoa que se tenta seduzir.
O conquistador evita os compromissos. Pode cultivar mais de uma relação ao mesmo tempo. Mesmo quando a ligação é duradoura, ele busca encontros fugazes durante o período. Se você gosta de sexo mais nunca se apaixonou, ou se tem uma paixão nova a cada duas semanas, seu tipo pode ser Ludos. 
Pragma: como diz o nome, é o estilo de quem prioriza o lado prático das coisas. O indivíduo avalia todas as possíveis implicações antes de embarcar num romance.
Se o namoro apresenta ter futuro, ele investe. Se não, desiste. Cultiva uma lista de pré - requisitos para o parceiro ou parceira ideal e pondera muito antes de se comprometer. Procura um bom pai ou uma boa mãe para os filhos e leva em conta o conforto material, está sempre cheio de perguntas.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário