segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Agora vou falar de design

Sábado passado estive na bienal do Design em Curitiba, e entre muitas coisas interessantes encontrei as embalagens de margarina, essa (abaixo) da margarina Cyclus, projeto de Hélio Issamu Kinoshita e Luiz Rogério Marroni/ Bunge, Gaspar, SC.
Essa embalagem utiliza o PLA um tipo de plástico biodegradável, que em contato com umidade, microorganismos e temperatura adequada se degrada em até 180 dias, sendo completamente sustentável, pois o PLA é um plástico derivado do milho, que é feito a partir de um processo de fermentação e destilação.
E a Bünge foi à primeira no Brasil a comercializar um produto com esse novo material, que foi utilizado pela Coca-Cola nos copos dos jogos da copa do mundo de futebol, e já é utilizado substituindo os filmes que revestem o pão na Europa.



Há algum tempo eu li uma reportagem em uma revista de plásticos sobre as vantagens do PLA (estava fazendo um trabalho sobre design sustentável), então liguei para um fornecedor de plásticos nacional, e perguntei o que ele pensava sobre o PLA, ele disse não existir tecnologia pra isso ainda no Brasil, o cara era engenheiro de plásticos, mas acho que estava mal informado, pois a Iraplast/Cereplast já produz o PLA no Brasil, e fornecem para a Bünge.
O único inconveniente do PLA é o preço, ainda muito acima dos plásticos comuns, mas acredito que em breve ele terá de ser muito utilizado, e o seu preço vai cair.


Outra embalagem muito legal foi a Doriana Reutilizável, Design: Usina de Desenho de São Paulo, SP


Um pote transparente, com um selo plástico em volta que contem a parte gráfica da marca, retirando esse selo ela pode ser usada pra armazenar outros alimentos, como muitas pessoas já fazem com potes de margarina.
Achei legal, não tão sustentável quanto a Cyclus, mas bem útil, pensaram em promover uma coisa que as pessoas já faziam naturalmente, segunda a pesquisa deles: 94% dos consumidores de Doriana reaproveitam o pote como recipiente multiuso. Assim fica fácil fazer design! Mas foi boa a idéia de promover isso.



Não existe espaço no mundo pra tanto lixo, e é função do designer pensar em como fazer pra parar de gerar lixo, reciclagem não é mais a solução, nem tudo pode ser reciclável, e o que é reciclável na maioria das vezes perde seu valor, e mesmo não perdendo o valor e sendo reciclável não temos como garantir que de fato será reciclado.
Por isso é importante buscarmos novas alternativas, como reutilização, materiais biodegradáveis e retornáveis.
E tentar colocar esses princípios  em tudo o que for projetado, o design sustentável tem que estar em tudo que é produzido, e eu não acho que isso seja utopia, um mundo utópico é um mundo que sempre tem espaço pra mais umas toneladas de lixo, utópico mesmo, não existe esse mundo.

E a Doriana e a Cyclus são bons exemplos de como fazer isso.





Nenhum comentário:

Postar um comentário