terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O Design Universal

Hoje devo começar meu PIBIC, sobre design Universal, por isso vou escrever aqui umas idéias que ilustram esse tema.

Fazemos parte de uma sociedade diversificada, o ser humano dito “normal” é também o ser humano diverso, “A função do design universal não é criar produtos especiais,
uma vez que o design universal não é exclusivo e sim inclusivo;
é a idéia de que todo mundo deveria ter acesso a tudo por todo o tempo: tarefa difícil, mas não impossível" (Covington e Hannah, 1997).
A idéia de desenvolver produtos para todos nasceu depois da Revolução Industrial, quando a massificação dos projetos de produto foi questionada. Em 1961 na Suécia se reuniram países como Japão, EUA e nações da Europa com o objetivo de discutir essa questão.
No Brasil o Design Universal chegou em 1980 primeiramente na área da construção civil, e 1981 foi declarado o Ano Internacional de Atenção a Pessoas com Deficiência, e a repercussão fez com que fossem criadas as primeiras leis para regulamentar o acesso.
Um equívoco comum é pensar no Design Universal apenas como acessibilidade para pessoas com problemas motores, o Design Universal inclui essas pessoas, e todas as outras, dependendo do produto em questão, podem ser crianças, idosos, obesos, gestantes, pessoas que usam óculos, pessoas muito altas, muito baixas, ou qualquer um que seja um possível consumidor do produto.
Atualmente as minorias são deixadas de lado, e vistas muitas vezes com indiferença, ou mesmo com pré conceitos que dificultam o desenvolvimento humano, social e cultural do mundo.
Como se pode esperar que uma comunidade aceite sua diversidade, se na criação de produtos as pessoas são tratadas com indiferença?
A idéia é melhorar a qualidade de vida e trazer acesso.
Para contribuir com uma sociedade igualitária que respeita todas as pessoas, temos que modificar o sistema de desenvolvimento de produtos, fazendo com que se volte para o humano, desenvolvendo produtos pensando em cada possibilidade de uso, e facilitando o acesso independente das diferenças físicas, o que exige um estudo maior e mais detalhado de cada possibilidade, porém os resultados compensam o esforço, pois pode-se alcançar um mercado maior de consumidores, e cumprir o objetivo de solucionar os problemas dos produtos. A venda e o lucro serão objetivos secundários, pois pode-se atingir um público alvo maior expandindo a usabilidade dos produtos e consequentemente vendendo mais.
A idéia de um Design Universal é bastante desafiadora e complexa, por isso exige muita pesquisa e estudo, tanto profissional quanto acadêmica. 
Todos os envolvidos no processo de criação, dês de o ensino até o mercado profissional são responsáveis pelo desenvolvimento do Design, a preocupação com o Design Universal é fundamental, pois a cada dia o mundo fica mais diversificado e vamos deixando de lado a velha história de desenvolver produtos pensando apenas no esteriótipo da maioria dos consumidores.

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